Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento

Publicado em 27/02/2018 15:54:38

Município negocia alternativas para auxiliar funcionamento da Coopercaraguatá

Poder público não poderá mais realizar o pagamento da energia da Cooperativa por recomendação de Auditoria Operacional

Em Autoria Operacional entregue no dia 11 de janeiro de 2018 pela Comissão de Controle Interno, a Administração Municipal de Salvador das Missões foi recomendada a tomar providencias quanto ao pagamento de energia elétrica sem os devidos fins legais. A recomendação se refere ao pagamento, por exemplo, da conta de energia elétrica em prédios não utilizados para o funcionamento da máquina pública, como por exemplo, na Coopercaraguatá, cooperativa de embutidos instalada na Vila Caraguatá, interior do município.

Sabendo disso, o Município comunicou a diretoria da cooperativa sobre a situação, buscando adequar-se a legislação. Entendendo que o pagamento da energia pelo município era um incentivo ao funcionamento da cooperativa, e que a mesma deverá custear a despesa de agora em diante, em reunião com integrantes da Coopercaraguatá, o prefeito Daniel Gorski, juntamente com o Secretário da Administração, Julci Luft, Secretário da Agricultura, Paulo Becker e o Assessor Jurídico do Município, Adalberto Frantz Júnior, foram buscadas alternativas legais para a manutenção do funcionamento da agroindústria.

O presidente Lauro Hahn explicou que os custos de operacionais são altos, visto as exigências aplicadas a este tipo de empreendimento, citando como despesas de grande relevância o acompanhamento veterinário e o transporte dos produtos, que juntos geram um custo estimado de R$ 500,00 mensais. Em vista da disponibilidade de veterinário já contratado pelo município e da existência de um veículo com baú refrigerado para o transporte de produtos, o município poderá continuar auxiliando o funcionamento da cooperativa, diminuído o custo operacional e agora cumprindo a legislação.

Para o prefeito Daniel Gorski, o objetivo da Administração Municipal é de efetivamente buscar auxiliar as empresas e principalmente as cooperativas e agroindústrias do Município. Ao mesmo tempo, Gorski afirma isso será sempre realizado com vistas ao cumprimento da lei, princípio básico da atuação pública.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min