Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Maio de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 16/09/2022 10:07:31

CORAL MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES - UM ESPETÁCULO A PARTE

A primeira apresentação do Coral Municipal aconteceu dentro da programação da Semana Farroupilha, no CTG "Querência das Missões", no dia 15 de setembro.

O Coral Municipal já foi criado a alguns anos em Salvador das Missões, porém permaneceu por um longo tempo fora de atividades, atualmente é composto por 20 membros da comunidade salvadorense, da cidade e interior, amadores, apreciadores do canto coral.
Ao longo desses 5 meses de retomada das atividades, o Coral vem ensaiando um repertório variado, sob a coordenação dos maestros Andrei Machado e Fábio Reichert, reunindo peças sacras, étnicas, populares e gauchescas. Assim, o grupo tem como objetivo divulgar o canto coral por meio de apresentações articuladas, no atendimento às várias solicitações da comunidade, eventos organizados pelo governo municipal, bem como no atendimento à convites de outros municípios.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo é a responsável pelo estímulo e fomento às atividades culturais, artísticas e folclóricas do município e está desenvolvendo em Salvador das Missões um projeto que busca promover o resgate da cultura musical, através de oficinas de música e a formação do coral.
Cantar em conjunto é uma prática social tão antiga que supostamente surgiu junto com o ser humano assim que ele começou a se reunir em grupos. Para a maioria das pessoas, o canto coral pode parecer simplesmente juntar pessoas para cantar, mas não é exatamente assim. Nos encontros são desenvolvidos técnicas, repertórios e estilos – e tudo isso acontecendo naturalmente.
O objetivo do coral é executar as vozes em harmonia, exigindo uma combinação de notas diferentes entre as vozes, fazendo acordes. É isso que faz do coral uma experiência inebriante ouvir a combinação das vozes experimentando ao mesmo tempo os efeitos sonoros que elas proporcionam.
Cantar em coral causa um efeito sinestésico, porque o próprio nome “coral” lembra cores. É como se a cada combinação harmônica dos acordes executados pelas vozes pudesse refletir um efeito colorido sonoro. Os efeitos sinestésicos são assim, mexem com mais de uma área: audição, visão, olfato e paladar.
A Secretária Municipal de Educação, Professora Cheila Spies, fez a introdução da primeira apresentação do Coral, que interpretou o Hino Riograndense, no CTG “Querência das Missões”, durante a programação da Semana Farroupilha de 2022. “Queremos que nossa comunidade aprecie a primeira apresentação do novo Coral Municipal de Salvador das Missões”, destacou a secretária, que também é integrante do coral.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min