Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Publicado em 14/08/2020 21:54:12

Educação no período da Pandemia

O período da pandemia está afetando a vida de todos, após esse período não seremos mais os mesmos. As escolas estão desde o mês de março operando em regime não-presencial. Para desenvolverem suas habilidades e construírem conhecimentos importantes para as suas vidas, os alunos recebem em casa as tarefas e lições cuidadosamente elaboradas pelos professores.

Nesse meio, temos um importante profissional, que deve ser valorizado e visto como herói, pois, literalmente, de um dia para o outro, teve que reinventar o modo de trabalhar e fazer as mediações das aprendizagens dos alunos. Este profissional repensou o planejamento das práticas educativas, os objetivos de aprendizagem, adaptou-se às novas formas de dar aulas. Tudo isso para reduzir os prejuízos que a falta de contato físico e de convivência já causam aos alunos. 

Esse profissional é o PROFESSOR.

O atual período tem nos mostrado a cada dia que o papel do professor não é apenas auxiliar os educandos a construir novos conhecimentos e aprender conteúdos, mas também o trabalho com os aspectos sociais e humanos. A profissão de professor envolve muita relação interpessoal e acolhimento, por isso a falta do olho no olho e das interações entre professores e alunos tem desafiado a todos.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SMECELT, de Salvador das Missões tem realizado ações em busca de alternativas para uma educação de qualidade a todos e oferta de atividades não presenciais adequadas. Entre elas podemos citar:

• Implantação do sistema Sim Escolar nas séries finais do ensino fundamental, que disponibiliza meios de oferta de atividades pedagógicas, conteúdos escolares, interação entre professores e alunos, em um portal na web; 
• Cessão de uso de Notebooks para alunos que não possuem meios digitais para acompanhar as atividades não presenciais postadas no sistema;
• Produção de apostilas encadernadas para alunos dos anos iniciais e pré-escola, com atividades pedagógicas adequadas e cuidadosamente pensadas por cada professor;
• Formação docente para os professores e monitores;

A formação docente é um tema que entra em pauta nesse momento, tendo como objetivo proporcionar aos profissionais da educação momentos de reflexão, alternativas para enfrentar a nova realidade e atender a demanda dos professores e gestores durante o período de aulas não presenciais. A SMECELT, em parceria com o SESC de Santo Ângelo, estará proporcionando, de 17/08 a 04/09, o Seminário de Educação Online.

Além disso, foi adquirido um material pedagógico em formato de pendrive com banco de atividades e recursos pedagógicos disponibilizado aos professores dos anos finais do ensino fundamental, como ferramenta de planejamento e adequação das aulas não presenciais.

Alguns professores também participam do PIT (Programa de Integração Tributária), com formações e planejamentos referentes à educação tributária na escola. Outra opção de formação oferecida aos professores do município é o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, que por meio de um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a ULBRA Canoas – Universidade Luterana do Brasil – e o Município de Salvador das Missões, os profissionais receberam um desconto significativo nas mensalidades do curso. 

No momento, não há como medir a forma como a realidade das aulas não presenciais afeta nossas vidas, a aprendizagem, o futuro. Tudo isso não se compara, no entanto, com a importância de nos mantermos saudáveis, cuidados e principalmente, com as nossas vidas preservadas. Os conteúdos podemos recuperar, no retorno às atividades presenciais faz-se uma avaliação diagnóstica e, a partir dela, seguimos a construção dos nossos conhecimentos, mas uma vida perdida, essa não há como trazer de volta.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo reconhece e agradece o profissionalismo e dedicação de todos os profissionais da educação (equipes diretivas, professores, monitores e funcionários) das escolas do nosso município, bem como às famílias pela compreensão e engajamento em todas as atividades não presenciais oferecidas aos alunos. Continuemos lutando pela preservação da vida e por uma educação de qualidade a todos.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min