Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 28 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Administração, Fazenda e Planejamento

Publicado em 17/04/2017 09:08:33

Reuniões do Orçamento Participativo levantam prioridades das Comunidades

Encontros também tem como objetivo levar aos cidadãos a atual situação encontrada na Administração Municipal

Estão ocorrendo, em todas as comunidades do município, as reuniões para discussão do Orçamento Participativo. Quase todas as localidades já foram ouvidas, restando apenas a realização do encontro na Linha São José, que teve sua edição transferida.

Estes encontros, visam além de levantar as prioridades de cada comunidade do município, levar aos cidadãos a atual situação encontrada na administração municipal, além de expor as atividades já desempenhadas, tanto pelo prefeito quanto pelas secretarias, desde o início do mandato, com os trabalhos começados em 2 de janeiro.

O prefeito Daniel Gorski salienta em todas as localidades, que o intuito era de realizar as reuniões já em janeiro, porém pelo grande fluxo de atividades que envolveram toda a equipe nos primeiros momentos, foi definido realizar esta ação no segundo trimestre, ressaltando que, com isso, foi atingido o objetivo de não parar os serviços públicos, diferente do que acontecia em outros anos, já que mesmo com a troca de administração, os serviços na saúde, os recebimentos e pagamentos tiveram seu funcionamento quase que normalmente desempenhados desde o primeiro dia.

Outro ponto importante salientado nas reuniões, é quanto à estrutura encontrada atualmente, já que praticamente não existem cargos de confiança na estrutura administrativa, o que prejudica, de certa forma, a qualidade de alguns serviços oferecidos aos cidadãos. Nas palavras do Secretário da Administração, Julci Luft, o objetivo desta gestão é de trabalhar com um número reduzido, cerca de 80% menor, de cargos de confiança, mas que, porém, alguns são necessários para atuar como chefes, atuando como braço-direito em cada secretaria.

Além destes esclarecimentos, as reuniões do Orçamento Participativo servem para enumerar, em ordem de prioridade, as ações macros, pleiteadas pela administração municipal, ou seja, aquelas ideias que se configuram como propostas de governo, quais sejam (em ordem aleatória):
- Construção de um novo Centro Administrativo;
- Aquisição de área para ampliação da Incolar;
- Viabilização de pavimentação BR 392 – Campina das Missões (Caraguatá);
- Construção de Laboratório no Posto de Saúde Central;
- Construção de área de lazer junto à UHE São José;
- Construção de Centro Poliesportivo;
- Calçamento Faxinal – Barca.

A participação das comunidades incrementa as propostas de obras e serviços, pensados pelos cidadãos, que na verdade são os grandes beneficiados da boa atuação da Administração Municipal. Configurando-se como um governo democrático, a Administração Municipal ouve os anseios da comunidade, possibilitando desta forma maior assertividade na aplicação dos recursos públicos.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min