Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Assistência Social e do Idoso

Publicado em 18/05/2021 14:29:36

Pedágio alerta sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante o pedágio, foram distribuídos panfletos informativos e uma muda flor com adesivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Salvador das Missões, com apoio da Primeira e Segunda-dama Neiva Schons e Anita Langer, Conselho Tutelar, Fundação São Pe. Pio, Brigada Militar e Viveiro Luft, realizou neste dia 18 de maio, das 9 às 12 horas, um pedágio educativo a fim de conscientizar e mobilizar a população do Município sobre o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O local escolhido foi a Avenida Independência, em diagonal a Sede do Conselho Tutelar.

A iniciativa faz parte das ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – celebrado no dia 18 de maio. Durante todo o mês, os integrantes da organização do evento estiveram promovendo ações de mobilização sobre o tema, com cartazes e visitas no comércio e nos principais prédios públicos.

Segundo a Secretária Cristiane, durante o pedágio serão distribuídos panfletos informativos e uma muda flor com adesivo. “É uma data muito importante e que deve ser lembrada. As pessoas que suspeitam de abusos contra crianças e adolescentes devem fazer a denúncia aos órgãos competentes: Conselho Tutelar, Delegacia da Polícia Civil, Ministério Público ou efetuar uma ligação anônima para o número 100”, disse.

História

O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00. O objetivo foi criar uma data como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data também visa estimular e encorajar as pessoas a denunciar situações de violência sexual, bem com criar possibilidades e incentivos para a implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno.

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES) um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o crime Araceli. Este era o nome de uma criança de oito anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Para denunciar

No Brasil, o ‘Disque 100’, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O disque 100 funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas por meio de discagem direta e gratuita.

O Conselho Tutelar de Salvador das Missões está localizado ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social, e atende pelo telefone: (55) 3358-1101 – Ramal: 247.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min