Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 23 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 13/09/2018 15:54:42

Projeto visa ampliar e modernizar estruturas para a suinocultura

Trabalho objetiva incrementar renda das famílias que atuam no setor

Um amplo projeto desenvolvido pelas secretarias da Agricultura e Obras tem feito a diferença nas propriedades de alguns munícipes. O projeto visa a ampliação das estruturas voltadas à suinocultura, ou seja, objetiva a construção de novos chiqueiros.

A atual Administração Municipal sempre tratou a sucessão rural como um assunto que merece muita atenção, visto a situação do município que é essencialmente agrícola e em sua maioria formado por agricultores familiares. Por isso, encontrar maneiras de auxiliar o desenvolvimento no campo é tão importante para que se pense o futuro, vislumbrando a manutenção do cenário ou percebendo que aqueles antes pequenos, podem ser grandes empresários rurais.

Neste espectro, as Secretarias responsáveis por esta área disponibilizam o trabalho dos equipamentos e mão de obra públicos, concentrando-se basicamente na preparação do terreno, ou seja, terraplanagem. Este serviço, se fosse necessário ser pago pelos beneficiados, teria um custo superior a R$ 15.000,00 por proprietário, o que poderia inviabilizar o investimento.

Na propriedade do munícipe Roque Kaefer, após a conclusão da terraplanagem foi levantada uma nova estrutura que comportará cerca de 1.500 suínos. A obra aguarda apenas a liberação dos órgãos fiscalizadores para que a operação seja iniciada. Na família, algo ainda mais positivo: o filho Cleiton, que estava fora do município, atuando como auxiliar de aviação agrícola em Uruguaiana, retornou a Salvador das Missões e à propriedade, trazendo consigo a esposa Andreia e ainda dois filhos. Isso prova que é possível profissionalizar e apostar na atividade. Na nova estrutura os suínos serão trabalhados na forma de terminação para uma multinacional de carnes, instalada em Santa Rosa.

Na propriedade da família Sturm, a nova estrutura construída deverá comportar 1.000 suínos. O novo prédio possui 110 metros de comprimento e conta com um sistema de autolimpeza, o que facilitará a vida da família que poderá se dedicar a outras atividades. Juntamente com o senhor Arno Afonso, a esposa Teresinha Scherer Sturm afirma que o desenvolvimento da propriedade também está ligado ao interesse das filhas na atividade. Este é o segundo chiqueiro que a família constrói. Ao lado, uma estrutura com 640 porcos já está em funcionamento por cerca de 7 anos. O agricultor salienta que sem o trabalho do município a obra não seria possível, pelo seu alto investimento e porque os custos envolvidos na atividade são altos, principalmente o pagamento do financiamento de 10 anos e a manutenção da estrutura toda.

Indo ao lado oposto do município, encontramos a família de João e Rosana Dillemburg. Nessa propriedade também encontramos uma grande obra, já em fase de conclusão, que terá espaço para 500 porcos, dobrando a área disponível até o momento na propriedade. Os pais também afirmam que aceitaram o desafio proposto pela obra acreditando na permanência do filho Fernando na atividade. A família também salienta o alto custo da obra e o indispensável apoio do município, e afirma que é necessário o investimento visto que cada vez mais as grandes empresas buscam aqueles produtores que “valem a pena”, ou seja, aqueles que investem e apostam nas grandes quantidades, no volume de produção.

No ano de 2017, a suinocultura representou o maior faturamento considerando as notas de bloco de produtor rural emitidas no município. 

O Prefeito Daniel Gorski afirma que é necessário que exista um programa específico para o desenvolvimento dessa área no Município, por ser esta uma oportunidade de somar ao orçamento das famílias, estas que em alguns casos concatenam esse trabalho ao cuidado com o gado leiteiro. Gorski afirma ainda que vê o resultado do trabalho das Secretarias de Obras e Agricultura com muita alegria, pois isso transforma as propriedades e anima as pessoas que atuam nos locais, além de incentivar a permanência ou retorno de salvadorenses no Município.

O prefeito lembra ainda que o Administração Municipal tem objetivo de seguir incentivando a atividade rural e que as demandas podem ser encaminhadas e serão realizadas dentro das possibilidades das pastas responsáveis.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min