Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 20 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 27/06/2018 10:21:29

Administração Municipal apresenta relatório do primeiro ano de gestão

Evento contou com mais de 300 participantes no Clube Progresso

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27 de junho, a primeira edição do Seminário Municipal de Prestação de Contas, promovido pela equipe da Administração Municipal de Salvador das Missões. O objetivo do encontro foi de informar a população sobre o modelo de gestão que vem sendo trabalhado no Município, demonstrando os principais investimentos e as despesas que mais pesam no Orçamento Público. 

O Primeiro Seminário Municipal de Prestação de Contas foi também uma oportunidade para ouvir a população, que pôde usufruir dos líderes da gestão que estiveram presentes e puderam responder a questionamentos pontuais de temas que por ventura não tenham sido apresentados na explanação.
A apresentação foi realizada por secretaria, onde inicialmente o Vereador Julci Luft, que foi Secretário da Administração durante o ano de 2017, ano base da prestação de contas, realizou a explanação dos principais pontos de sua atividade.

Luft salientou das principais ações realizadas, demonstrando o relatório de ofícios, portarias, decretos, requisições, contratos e projetos de lei elaborados no ano passado. Também falou sobre as atividades relacionadas a pessoal, onde foram empossados servidores aprovados em concurso, avaliados outros colaboradores em estágio probatório, dentre outras atividades operacionais relacionadas a Gestão de Pessoal. Ainda neste tema, Julci salientou da economia em folha em relação a 2016, pelo fato de possuir na nova gestão uma estrutura sem muitos cargos de confiança.

Também foram destaques de sua fala a situação do Fundo Próprio de Previdência dos Servidores de Salvador das Missões, o qual recebe grande parte dos recursos do Município, mas que, segundo Luft, é um dos poucos cuja situação está controlada na região e estado.

Por fim, as melhorias em sistemas e investimentos em tecnologia, dão, segundo o ex-secretário, mais velocidade e confiabilidade na atuação da equipe, sendo que só no ano passado foram adquiridos diversos sistemas afim de integrar setores da Administração Pública.

A pauta seguiu com a explanação das atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Idoso, cujas atividades estão voltadas diretamente ao atendimento da sociedade, seja por meio de auxílios, cursos, treinamentos ou oficinas. Em 2017, destaque para as Oficinas do CRAS, que vem sendo expandidas a outras comunidades, tanta é a adesão por essa atividade.

Outro ponto de destaque, é o trabalho realizado em conjunto com a Terceira Idade em suas mais diferentes atividades, como as viagens, as equipes de Câmbio, encontros Municipais e intermunicipais, onde a Secretaria está presente e auxiliando no que for necessário.

Na Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, destaque para os vários investimentos realizados no ano passado, salientando todas as obras de recuperação da Escola Padre Afonso Rodrigues, que recebeu pintura interna, externa, troca de telhado e ainda obras de ampliação, sendo que neste ano a comunidade voltou a contar com as turmas do pré-escola. 

No caso da EMEI Raio de Luz, a secretaria dedicou-se fortemente para obter as licenças que ainda estavam pendentes, e com isso conseguiu a liberação de uma boa quantia financeira, esta que foi usada em obras também neste educandário.

Destaque também para os veículos adquiridos e principalmente para todos os eventos que foram organizados, sob a coordenação da pasta, como o Festival Municipal da Canção, Primeira Rústica de São Salvador, Campeonatos de Futsal, Voleibol, Bolão e Bocha além da Festa do Imigrante, em novembro.

Quanto a Secretaria da saúde, o Secretário Airton Schmit realizou um apanhado geral dos principais números que competem a esta pasta, chamando atenção para os maiores investimentos, sendo que as despesas com pessoal consomem boa parte do recurso disponível, o que não poderia ser muito diferente, pelo alto grau de formação necessário para os profissionais que atuam com a Saúde, o que  também, proporcionalmente, faz com que elevem seus vencimentos.

O ponto de maior apreensão, foi a discussão quanto aos convênios com hospitais para plantão médico de urgência e emergência, onde na semana retrasada o Secretário afirmou no programa informativo do rádio que o convênio com o hospital de Campina das Missões não seria mais renovado nos moldes que se apresentava, por resultar em um grande custo que acabava não sendo utilizado por tantas pessoas, tornando o custo médio de consulta superior até três vezes, em comparação a outros convênios firmados.

O Secretário afirmou, porém, que já está em fase final de negociação uma outra proposta que novamente fará com que a entidade hospitalar e o município sejam parceiros, podendo os munícipes continuar a realizar os seus atendimentos naquele hospital.

Na pasta da Agricultura, o relatório apresentou as principais atividades realizadas durante o ano, com destaque para a distribuição dos Kits Pastagem, participação em treinamentos, promoção de eventos e palestras em conjunto com a Emater, recebimento de veículo com baú refrigerado e entrega de equipamentos a grupos organizados.

Nas obras, destaque para a atuação recorrente e com altos investimentos na manutenção do asfalto que liga a BR 392 a Vila Santa Catarina, abertura de estradas, pavimentação da rua Romano Heinzmann e recuperação da Avenida Independência.

Finalizadas as apresentações, o prefeito Daniel Gorski fez um agradecimento a cada um dos secretários que vem realizando um bom trabalho pelo município. Gorski estendeu os agradecimentos à comunidade presente neste encontro, tão importante para que a população esteja conectada com as ideias da Administração Municipal, estas que acabam provocando reflexos diretos na vida de todos os munícipes.

Ainda durante o evento foram realizadas atividades físicas, alusivas ao Dia do Desafio e ainda coletadas as votações da Consulta Popular.

Ao meio dia, os participantes foram convidados a confraternizar com um carreteiro preparado pela equipe de colaboradores do Município e patrocinado pelo mesmo.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min