e-sic
Acessibilidade ☰
◑ Alto Contraste [alt+5]
Rodapé [alt+4]
Busca [alt+3]
Menu [alt+2]
Conteúdo [alt+1]
SALVADOR DAS MISSÕES
PREFEITURA MUNICIPAL
"Olhar para frente. Olhar por todos!"
Encontre notícias e documentos do Portal Municipal
Clique para mostrar acesso rápido aos portais ▼
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
25/09/2017 10:29:44 - Atualizado em 07/10/2017 14:09:41
por Adriel Staudt Schardong
Números da Safra de Trigo preocupam agricultores do município
Na propriedade do munícipe Rodolfo Schons, produção foi de 12 sacas por hectare
Visualizada por 1434 pessoas.
O Secretário da Agricultura, Paulo Tito Becker e o Técnico em Agropecuária, Nelson Ruszczyk, acompanharam na última sexta-feira, 22 de setembro, o início da colheita do Trigo no município. Foi na propriedade do munícipe Rodolfo Schons, onde também participam dos trabalhos, seus filhos Alencar (Engenheiro Agrônomo) e Matheus (Técnico em Agropecuária).

Com a colheita, os agricultores confirmam a expectativa de baixa produtividade neste ano. Alencar afirma que a produção da variedade Toruk, no ano passado, foi de 60 sacas por hectare. Neste ano, dos 10,5 hectares colhidos, confirma-se uma produção de apenas 12 sacas por hectare.

Schons afirmou ainda os motivos pelos quais houve tão pouca produção. Segundo ele, as chuvas excessivas no início, a falta de chuvas durante os dois meses finais, e as severas geadas, comprometeram o processo ideal de formação da planta e dos grãos. Segundo a família, a produção deveria ser de no mínimo 40 sacas por hectare para empatar as receitas com os custos da produção.

Os números apresentados neste caso, para o prefeito Daniel Gorski, são preocupantes, por pelo menos dois motivos. Primeiramente, pois o munícipe agricultor, fica com seu orçamento prejudicado, gastando mais do que recebe, pela pouca produtividade. E isso, ainda segundo o prefeito, se reflete nos cofres públicos, pois com pouca produção, a arrecadação proporcionalmente também é prejudicada, pois como sempre afirma-se, Salvador das Missões é um município essencialmente agrícola.

Os produtores apostam agora nas próximas safras, das outras culturas para compensar os prejuízos. Já na sequência da colheita do trigo, o plantio da soja faz renascer a esperança das excelentes produções. 
LOGIN SISTEMAS
SISTEMAS / LOGIN