Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 18 de Junho de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 23/10/2023 08:11:15

SALVADOR DAS MISSÕES PARTICIPA DA CARAVANA FEDERATIVA DO GOVERNO FEDERAL, EM PORTO ALEGRE

O objetivo do encontro foi apresentar projetos para a melhoria de vida da população.

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Prefeito Vilson Schons, acompanhado do Chefe de Gabinete Olavo Haas e do Gestor de Projetos Ademar Wastowski, participaram na Capital do Estado da Caravana Federativa, um evento com o objetivo a oferecer suporte e assistência às autoridades municipais, ao mesmo tempo em que se apresentam projetos de interesse para o desenvolvimento local. 

 

A Caravana Federativa tem por estratégia ampliar a oferta de serviços do Governo Federal, levando o atendimento aos municípios e aos estados por meio da participação de ministérios, órgãos públicos e entes federativos.

 

Participaram do evento, prefeitos, secretários estaduais, municipais e gerentes municipais de convênios, vereadores, presidentes de consórcios e federações municipais e estaduais, procuradores jurídicos, reitores e pró-reitores.

 

Segundo os promotores da Caravana, vários órgãos federais estão presentes nos dois dias do evento, a fim de fornecer informações e esclarecimentos sobre eventuais serviços, e a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região, enquanto órgão da Advocacia-Geral da União, também está presente e prestando atendimento aos participantes e trouxe à mesa uma ampla variedade de tópicos relacionados a setores essenciais, incluindo infraestrutura, saúde e educação. Na oportunidade, foi possível também verificar como andam projetos já apresentados junto ao Governo Federal, específicos para o município.

 

O Prefeito Vilson destaca a importância da participação neste evento, pois estão presentes ministros e representantes dos ministérios, trazendo aos gestores municipais todas as informações em relação aos programas e ações que estão sendo desenvolvidas no Governo Federal, possibilitando que as Administrações Municipais possam se habilitar e receber recursos para a implantação de projetos e ações.

 

Além do atendimento direto dos ministérios às prefeituras, a Caravana Federativa incluiu painéis informativos sobre o Novo PAC Seleções, os programas Minha Casa, Minha Vida e Aquisição de Alimentos (PAA), compras institucionais e o fortalecimento da agricultura familiar. Outro momento importante foi o debate sobre programas, soluções e recursos disponíveis para os municípios em estado de calamidade/emergência.

 

Comunicação mais eficaz

Nas Caravanas Federativas, a ajuda da comitiva do governo federal, composta por representantes de ministérios, autarquias e bancos públicos, consiste em disponibilizar assistência aos municípios para elaboração de projetos, demandar e acessar recursos e solucionar entraves nos processos.

 

O principal objetivo da caravana é estabelecer uma comunicação mais eficaz com os municípios e fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, ampliando o acesso aos serviços federais.

 

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min