Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 30 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 27/04/2020 11:15:55

22ª Companha de Vacinação contra Influenza e atualização da terceira fase

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com três semanas de antecedência pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população conta a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença. Destaca-se que os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentem fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A (H1N1) pdm09, A(H3N2) e Influenza B.

Em função de fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados a sustentabilidade da estratégia, foram estabelecidos e ATUALIZADAS as prioridades e as DATAS para vacinação. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. 

As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 à 22 de maio com alteração para o período entre 9 de maio a 06 de junho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas (Quadro 1). Ainda, recomenda-se que no dia “D” de mobilização e divulgação nacional, programado para o dia 09 de maio, não sejam realizadas atividades com a participação de autoridades municipais e/ou estaduais, personagens (Zé Gotinha) e/ou outras atividades que promovam aglomerações, sendo somente recomendado que os postos de vacinação permaneçam funcionando para acesso ao público prioritário.

 Grupos prioritários e fases para a vacinação, Brasil, 2020.

FASE DA ESTRATÉGIA: 1ª FASE
DATA: 23/03
GRUPOS PRIORITÁRIOS:  - Idosos (60 anos e mais de idade) e trabalhadores da saúde

FASE DA ESTRATÉGIA: 2ª FASE
DATA: 16/04
GRUPOS PRIORITÁRIOS: 
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População provada de liberdade
- Funcionários do sistema prisional
 -Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motorista e cobrador) e portuários. Solicita-se que tragam comprovante de atuação no ato da vacina, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transporte (categoria de motorista), carteira de habilitação (p/ motoristas categoria C e E) ou crachá funcional.
- Povos indígenas

FASE DA ESTRATÉGIA: 3ª FASE
Etapa 1: 09/05 a 17/05
Grupo prioritário: - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
- Pessoas com deficiência
- Gestantes 
- Puérperas até 45 dias

Etapa 2: 18/05 a 06/06
Grupo prioritário: - Adultos de 55 a 59 anos de idade
- Professores das escolas públicas e privadas

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min