e-sic
Acessibilidade ☰
◑ Alto Contraste [alt+5]
Rodapé [alt+4]
Busca [alt+3]
Menu [alt+2]
Conteúdo [alt+1]
SALVADOR DAS MISSÕES
PREFEITURA MUNICIPAL
"Olhar para frente. Olhar por todos!"
Encontre notícias e documentos do Portal Municipal
Clique para mostrar acesso rápido aos portais ▼
Secretaria da Saúde
Publicado em 04/12/2017 17:04:06
por Adriel Staudt Schardong
Através de canal para medição de vasão de água, vigilância busca controle dos Simulídeos
Popularmente chamados de borrachudos, insetos são um grande problema no sul do Brasil
Visualizada por 751 pessoas.
Está concluída a estrutura para realizar a medição da vasão do riacho que corta a Vila Santa Catarina. O canal para medição da vasão da água foi construído para obter o coeficiente necessário de um produto biológico que será posteriormente aplicado nas águas da comunidade e na sede, afim de controlar os Simulídeos, popularmente conhecidos como borrachudos. O projeto é uma realização da Vigilância Sanitária do Município, em parceria com o Governo do Estado.

Os estados brasileiros com problema de simulídeos são principalmente os estados do Sul. O controle deste inseto é muito difícil, pois as intervenções, até hoje feitas, foi contra os estágios de larva e pupa, que são os estágios imaturos, e estes são encontrados em criadouros de acesso difícil. Contra os adultos pode-se usar repelentes que quando aplicados na pele e nas roupas afugentam as fêmeas, evitando a picada por apenas um tempo. No Brasil, o controle tem sido feito nas regiões Sul e Sudeste na tentativa de proteger os humanos contra as picadas, objetivando limpar uma área com finalidade turística ou agrícola. O controle pode ser mecânico, químico e biológico. 

Em 1992, passou-se a usar uma bactéria como eficiente arma biológica. Essa bactéria produz um esporo que ao ser ingerido pelas larvas mata as mesmas por uma ação de toxinas que atuam em sua parede intestinal. O cultivo de citronela às margens de criadouros também tem sido empregado como controle e é recomendada, pois esta gramínea exala um odor que repele as fêmeas para a ovoposição.
LOGIN SISTEMAS
SISTEMAS / LOGIN