Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 16 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 12/11/2017 09:06:19

3ª Festa do Imigrante reúne grande público nos três dias da festa

O Município de Salvador das Missões viveu no último final de semana, de 10 a 12 de novembro, a 3ª Festa do Imigrante, evento promovido para lembrar dos 25 anos de emancipação político-administrativa do município. Com uma programação bastante variada, pensada para todos os públicos, a Administração Municipal e a Comissão Organizadora do evento comemoram o resultado, já que houve público excelente nos três dias da festa, com destaque para o baile de Escolha das Soberanas, no sábado, dia onde estima-se que mais de 5 mil pessoas circularam pelas atrações.

O evento, iniciou na sexta-feira, com o protocolo de abertura que contou com número de autoridades nunca visto no Município. Estiveram presentes lideranças de Salvador das Missões, como prefeitos, vices, vereadores, 14 prefeitos da região das Missões e Grande Santa Rosa, Deputados Estaduais, Deputados Federais, dois Secretários de Estado e um representante direto do Governador do Rio Grande do Sul.

Após o pronunciamento das autoridades presentes, aconteceu o segundo ato: Homenagem aos Personagens da Emancipação, Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores eleitos. Este cerimonial iniciou com a exibição de um documentário, que apesar dos seus 17 minutos de duração, prendeu a atenção de todos os presentes, em um silêncio absoluto para ouvir o que contaram as pessoas que abraçaram a causa da emancipação (o documentário já se encontra disponível na página do Facebook da Prefeitura). Logo após, cada um dos homenageados recebeu uma placa de agradecimento oficial pelos trabalhos prestados ao município.

Ainda como atividades da sexta-feira, os associados da Coopaf Vida Nova, serviram um café colonial para mais de 400 pessoas, com os mais variados produtos, comercializados pelo Quiosque.
Para finalizar a noite, o público pôde se divertir e dançar em um animado baile conduzido pelo Grupo Garotos do Som.

No sábado, as atividades iniciaram as 10h, no campo do JAC, com a realização do Jogo do Barril e do Torneio de Câmbio, com a participação de equipes de toda a região. Além dos atletas, muitas pessoas estiveram no local afim de confraternizar, preparando lá o seu almoço e degustando o Chopp, bebida comercializada naquele período.

Pela noite, a principal atração do evento: o Baile de Escolha das Soberanas. Em um show de beleza e simpatia, o público acompanhou um dos desfiles mais diferentes e performáticos já vistos na região, com a inclusão de vídeos durante o desfile, bem como coreografias diferenciadas com o intuito de escolher as jovens que representarão Salvador das Missões. Dentre as candidatas, as escolhidas foram:

2ª Princesa: Eloísa Langer Martini
1ª Princesa: Milena Bieger
Rainha: Gabriela Kauffmann Mielke. 

Além da escolha das novas soberanas, o evento contou com a despedida da corte formada por Laís, Tairine e Júlia e ainda com o desfile de algumas das ex-soberanas, que representaram no período de 1997 a 2015. Após o cerimonial, mais de 2.000 pessoas dançaram e cantaram com a Banda Modello, em mais uma atração que foi gratuita para todo o público.

O domingo também foi cheio de atrações. Iniciando pela manhã, quando as 10h, foi realizada uma Missa em Ação de Graças pelo jubileu de prata do Município, onde foram lembradas as pessoas que atuaram pela emancipação, bem como as administrações e os principais símbolos que representam o município, na economia, comunidade e religiosidade.

Já no Clube Progresso, aconteceram apresentações de dança, almoço e posteriormente, o Grupo Artístico da 3ª Idade se apresentou para o grande público, sob a Coordenação do professor Jacinto Griebler. O grupo apresenta canções típicas e ainda uma encenação teatral, que representa como foi a chegada dos imigrantes no município, sempre envolvidos de muita música, entoada pelo coral do grupo.

A tarde continuou com o Baile da Terceira Idade, que contou com diversos grupos do município e de outras localidades. Ao mesmo tempo, o Lonão encontrava-se cheio de visitantes que aproveitavam o dia para curtir a família e os amigos. Também estava em funcionamento o parque infantil, que ofereceu 10 brinquedos para uso gratuito dos Salvadorenses e visitantes.

Para encerrar o dia e as programações da 3ª Festa do Imigrante, o cerimonial de Encerramento teve o intuito de agradecer a presença do grande público e principalmente as pessoas que trabalharam incansavelmente pela realização do evento, em suas mais diferentes atividades e comissões. Para fechar as atrações, o irreverente Grupo Fritz 4 cantou e brincou com o público que se fez presente em grande número, também neste momento da festa.

O cerimonial também oportunizou o lançamento da 10 Exposalm, que acontecerá em novembro de 2018, em uma programação de 4 dias. O presidente será também o Secretário da Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Jarbas de Almeida Lenz.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min