Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 19 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 05/05/2017 12:03:43

Recomendações sobre a sazonalidade da Influenza 2017

Em caso de suspeita de influenza, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Com o início da sazonalidade de influenza no Brasil, o Ministério da Saúde (MS), através de suas áreas técnicas e juntamente com as vigilâncias em saúde municipais, monitora as ações de controle e prevenção para a gripe e informa que:

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias.

É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1)pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

A vigilância municipal da influenza tem como objetivo principal identificar os casos suspeitos de síndrome gripal, orientar medidas preventivas e de cuidados gerais para a mais rápida recuperação, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimento por

essa doença. Os dados são coletados por meio de formulários padronizados e inseridos em sistemas de informação.

É importante lembrar que, apesar da sazonalidade do vírus ser maior no inverno, no Brasil pode haver circulação em outras épocas do ano, já que o país apresenta diferenças geográficas e climáticas em suas regiões.

A vacinação é uma das medidas preventivas para influenza e em 2017, o Ministério da Saúde lança a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio de 2017, sendo o dia 13 de maio, o dia D de mobilização nacional. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

Nesta campanha, serão vacinados: -profissionais de saúde; - pessoas com 60 anos e mais; - crianças de seis meses a menores de cinco anos; - gestantes; - puérperas (até 45 dias após o parto); - diabéticos em uso de medicamento; -obesos com IMC>37; - professores de escolas públicas e privadas; - pessoas portadoras de doenças crônicas e situações especiais com apresentação de atestado médico com o CID da doença.

Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

A atenção básica é o contato preferencial de acesso da população aos serviços de saúde, com ações que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.

Em caso de suspeita de influenza, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Aline Rosa Haab Stracke
Enfermeira – Coren/RS 87119
Especialista em Saúde da Família
RT Vigilância Epidemiológica

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min