Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 29 de Marco de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰
Publicado em 20/10/2017 18:08:56

300 km de Bike na Região das Missões

Percorrer a Região das Missões de bike! Essa foi a proposta.

Não foi uma simples pedalada de final de semana. Foram quatro dias de pedal, percorrendo mais de 300 KM de chão, trilhas e belas paisagens para registrar e conhecer de perto a história das Missões/RS.

A Expedição Missões MTB envolveu 9 ciclistas e 1 Kombi de apoio. A iniciativa partiu dos ciclistas de Três de Maio, de onde partiu a expedição no dia 12/10, passando por Santa Rosa, Senador Salgado Filho, Ubiretama, Cerro largo, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço das Missões, São Miguel das Missões, finalizando o percurso em Santo Ângelo, no dia 15/10. Foi um roteiro desafiador e ao mesmo tempo gratificante, no qual foi possível sentir de perto as belezas dessa região através do ciclismo. 

Adversidades do caminho

Com aproximadamente 85 KM percorridos por dia, as dificuldades foram grandes, um dos ciclistas, Gustavo Zimpel destaca “Enfrentamos muita chuva, barro, frio e calor, o que fortaleceu ainda mais o espírito de companheirismo do grupo, sendo um dos grandes destaques dessa aventura”.

Percorrer longas distâncias exige dos ciclistas muito além de preparo físico. As adversidades do clima são um dos fatores agravantes, pois não há como eliminar as subidas, fugir da chuva e desviar do vento. Problemas mecânicos sempre acontecem, e por isso um planejamento prévio é necessário para estar preparado para quando isso aconteça. E ainda, o equilíbrio emocional, pois diante das dificuldades saber mediar os conflitos é indispensável.

Expedição Missões

A experiência dessa Expedição ficou marcada na memória de cada um dos aventureiros, e com certeza, na história do Ciclismo Regional, pois a Expedição Missões teve também o propósito de incentivar o cicloturismo na Região. Gustavo Zimpel, revela que “foram 4 dias inesquecíveis, com muita parceria aliada ao esporte e ao turismo. As fotos e vídeos retratam apenas um pouco do que foi vivido. Uma experiência que só pode ser sentida a cada quilômetro superado.”

A história de mais de 300 anos das Reduções Jesuíticas foi apreciada em cada parada da Expedição, e o que surpreendeu foi a hospitalidade e o carinho dos moradores, o ciclista Cleber M. Tobias destaca “por onde passamos as pessoas se mostraram muito solícitas, recebemos palavras de incentivo, admiração e até mesmo café quente para superar os dias de chuva e frio”.

Atrativos turísticos

O cicloturismo na Região ainda é pouco explorado, as distâncias são longas e as estradas são pouco sinalizadas, mas existe muito potencial para o crescimento desta prática. Além das Reduções Jesuíticas que são os principais atrativos, visitamos o Centro Germânico Missioneiro em São Pedro do Butiá; Salto do Pirapó, em Roque Gonzales; Gruta Nossa Senhora de Loures e Praça Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga.

 Recomendamos altas doses de experiências como esta. Não deixem de conhecer as histórias que aqui existem. E é claro, se der, vá de bike pois com certeza a experiência será ainda melhor.

IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min