e-sic
Acessibilidade ☰
◑ Alto Contraste [alt+5]
Rodapé [alt+4]
Busca [alt+3]
Menu [alt+2]
Conteúdo [alt+1]
SALVADOR DAS MISSÕES
PREFEITURA MUNICIPAL
"Olhar para frente. Olhar por todos!"
Encontre notícias e documentos do Portal Municipal
Clique para mostrar acesso rápido aos portais ▼
Secretaria da Assistência Social e do Idoso
03/10/2018 15:47:14 - Atualizado em 03/10/2018 16:12:23
por Natália Staudt Schardong
Realizada a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Salvador das Missões
Visualizada por 173 pessoas.
Realizou-se nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, a comemoração ao dia do Idoso e também a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa. O evento teve como local o Clube Progresso de Salvador das Missões e reuniu mais de 200 pessoas durante sua programação desenvolvida durante todo o dia.

Inicialmente, no protocolo de abertura, foram convidados para ocupar espaço na mesa oficial o Prefeito Daniel Gorski, Secretário da Assistência Social e do Idoso Claricio Damke, Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Arenhardt Thomas, Presidente da Associação Municipal do Idoso Ivo Heckler e a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Teresinha Koehler.

Seguindo, fizeram uso da palavra o Presidente Ivo Heckler, Secretário Clarício e o Prefeito Daniel, que ressaltou o cuidado da Administração Municipal com o Idoso, por acreditar que estes merecem toda a atenção por terem sido estas pessoas as responsáveis pela construção da sociedade, do Município e de tudo que temos em nosso meio. O prefeito também agradeceu a disponibilidade dos participantes, ressaltando que somente com a participação de todos poderão ser desenvolvidas as políticas públicas adequadas para a sociedade que se apresenta.

Após o protocolo inicial, foi realizada a abertura da I Conferência Municipal da Pessoa Idosa pela Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Teresinha Koehler. Na sequencia, convidou-se a Fisioterapeuta do município, Cássia Steffens, para realizar um momento de descontração e exercício com todos os presentes.

Seguindo a programação do evento, a Psicóloga Cleonice Kaspary realizou uma breve conversa com os participantes, ressaltando a importância dos cuidados e atenção à saúde nesta idade.

Posteriormente, todos foram convidados a ocupar seus lugares para dar início a apresentação das propostas da Conferência.

A Assistente Social Lucieli Tobias abordou o Tema da Conferência “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa” abrindo caminho à 4 eixos a serem trabalhos pela assistente e o secretário Claricio, os quais foram os seguintes:
1) Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das políticas públicas;
2)Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana;
3)Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e,
4)Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Ao meio dia foi servido um delicioso Carreteiro aos presentes e na parte da tarde foi realizado o torneio de canastra de duplas, organizado por Ambrósio e Lourdes Both.
LOGIN SISTEMAS
SISTEMAS / LOGIN