
Salvador das Missões deu mais um passo importante na construção do Plano Municipal de Educação (PME) 2026–2036. Na tarde de ontem, a Reunião Ampliada das Comissões Temáticas reuniu representantes de diferentes segmentos da comunidade para um momento de estudo, análise, discussão e construção coletiva.
A partir da apresentação do diagnóstico educacional do município e das orientações para a elaboração do Plano, os integrantes das Comissões Temáticas se dedicaram ao trabalho em grupos, analisando as questões propostas para cada área da educação, discutindo a realidade do município e registrando suas primeiras contribuições.
O trabalho realizado pelas Comissões já representa uma importante etapa da construção do PME. As discussões e contribuições produzidas durante a reunião serão agora levadas às respectivas instituições e segmentos representados, possibilitando a ampliação do debate e a complementação das propostas a partir de diferentes olhares e experiências.
Esse movimento reforça uma premissa fundamental do processo: o PME não é construído por uma única pessoa ou instituição, mas pela participação de diferentes segmentos que conhecem e vivenciam a realidade educacional do município.
O diagnóstico é o ponto de partida. As discussões das Comissões ajudam a transformar os dados e desafios identificados em objetivos, estratégias e compromissos para a educação de Salvador das Missões na próxima década.
O trabalho iniciado ontem segue agora nas bases das instituições e segmentos participantes, fortalecendo uma construção coletiva, participativa e comprometida com a realidade, as necessidades e as prioridades da educação de Salvador das Missões para os próximos dez anos.
