Bem-vindo(a) a Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo | 30 de Abril de 2024
Município de Salvador das Missões/RS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR DAS MISSÕES
MENU ☰

Secretaria de Saúde

Publicado em 02/06/2020 15:18:23

Transmissão Comunitária Covid 19

O Ministério da Saúde declarou desde 20 de Março de 2020, a partir da Portaria n 454, o estado de transmissão comunitária do Coronavírus (Covid-19) em todo o território nacional. Isso significa que todo o Brasil deve se unir contra o vírus.

Na transmissão comunitária, estágio que se encontra o Brasil, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção do vírus e saber quem foi o responsável pela contaminação dos demais, não é possível identificar a origem da contaminação. Indica que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais raio restrito de contaminação.

Diante deste contexto é de fundamental importância que todos adotem medidas para promover o distanciamento social, a higienização, o uso de máscaras e evitar aglomerações. Enfrentar a epidemia e evitar que mais pessoas adoeçam e tenham que ficar internadas, por meio de medidas simples como o isolamento domiciliar de pessoas com sintomas respiratórios por 14 dias. São sintomas respiratórios febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar.

Quando uma pessoa apresenta estes sintomas, o médico irá prescrever o isolamento domiciliar e emitir o atestado para o doente e todas as pessoas que residem no mesmo domicílio por 14 dias, conforme a Portaria Nº 356 de 11 de março de 2020. O paciente é acompanhado pela Equipe Médica, conforme os protocolos de atendimentos e conduta do Ministério da Saúde que determina a ação a ser seguida. (Nota Informativa 9COE/SESRS 14/05/2020 e Portaria MS/GM N 454 DE 20/03/2020).

Fundamental a cada cidadão consciência e responsabilidade nas suas ações, restringindo seus deslocamentos para realização de atividades estritamente necessárias, evitando transporte coletivo, viagens e eventos ou qualquer outra atividade com concentração próxima de pessoas.

Salvador das Missões não é uma ilha, temos pessoas que circulam diariamente no município, vindas de diversos lugares do país, somos rota de produção e comercialização de produtos e serviços; recebemos profissionais que vem á trabalho. Outras saem do município para trabalhar, para tratamentos médicos.

Não vivemos tempos normais. A pandemia da Covid-19 está fazendo aflorar perigosos e irracionais sentimentos: o preconceito, a discriminação, as fofocas, as fake news que não são formas de combate e sim agravamento do problema. Profissionais de saúde, idosos, pessoas que precisam sair de suas casas para trabalhar têm sido tratados com desconfiança, como se fossem o vírus da Covid-19 em si, ou como potenciais transmissores da doença.

Lembramos que não há culpados pelo que está acontecendo, sim temos profissionais e trabalhadores na linha de frente, que contam com a colaboração de cada cidadão.

Enfim, não é possível evitar a chegada dos vírus até aqui, mas é possível proteger-se e cuidar para que aconteça o menor número possível de casos. É de responsabilidade de cada munícipe, não sair de casa sem necessidade, usar máscara, ter medidas de higiene pessoal e local, evitar aglomerações, preservar os vulneráveis, ter empatia.


IR AO TOPO VOLTAR UMA PÁGINA
Horário de Atendimento: 08h às 11h45min e 13h30min às 16h45min