
O artesanato evidencia a cultura ao ser um veículo para a expressão de tradições, crenças e identidade de um povo, sendo a maior riqueza de uma comunidade. Ele confere identidade e permite a transmissão de conhecimento entre gerações, além de gerar renda e sustento para os artesãos e suas famílias, promovendo desenvolvimento econômico e social.
Ao se tornar um atrativo, o artesanato contribui para a valorização e divulgação da cultura local, transformando os valores e a identidade de um povo em objetos.
O setor do artesanato é um importante segmento da Economia Criativa. Possui relevante potencial produtivo e tem uma atuação abrangente e transversal, conectando cultura, tradição e desenvolvimento econômico. Se levarmos em conta a criatividade do artesão fica fácil perceber as boas perspectivas do crescimento deste setor, que demonstra dedicação, bom gosto e integração.
Na Feira da Primavera, realizada em Salvador das Missões, foi possível observar um grupo unido e cada vez mais fortalecido, buscando integrar a região, com a participação dos artesãos de São Paulo das Missões.
Impacto econômico e social
O artesanato é uma importante fonte de renda para muitos artesãos e suas famílias, proporcionando sustento e autonomia. A prática artesanal, muitas vezes, utiliza matérias-primas naturais e reutiliza materiais, o que contribui para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. O artesanato de qualidade pode atrair visitantes e turistas, que buscam levar consigo lembranças que carregam a identidade do local.
